4 projetos inovadores feitos por brasileiros

O ecossistema de inovação no Brasil tem se desenvolvido ao longo dos anos. Com incentivos em diversas frentes e caminhos para superar as desvantagens em relação a outros países, já temos muitos projetos inovadores.

Há profissionais espalhados pelo país inteiro e que estão comprometidos em garantir o melhor uso das ferramentas disponíveis. Como consequência, é possível encontrar soluções únicas para problemas cotidianos.

Quer conhecer algumas das melhores possibilidades? Veja 4 projetos inovadores do Brasil e o que eles oferecem!

1. Xtrafocus

A saúde é uma das maiores beneficiadas quando o assunto é inovação no Brasil. O projeto Xtrafocus reforça essa ideia, já que ajuda pacientes com dificuldades para enxergar, como os que têm ceratocone.

O dispositivo foi desenvolvido pelo oftalmologista Claudio Trindade. Apaixonado por fotografia, o médico criou um pequeno “filtro”, semelhante ao de uma câmera. Com a filtragem da luz, os desvios focais são corrigidos e o astigmatismo irregular é aliviado.

Há pacientes que passaram do uso de lentes especiais para o abandono completo dos óculos, graças a esse dispositivo único no mundo.

2. Guten News

A gamificação é uma tendência crescente no mundo e foi base para um dos projetos inovadores brasileiros. Criado por Danielle Brants, o Guten News tem uma função muito importante: traduzir o noticiário em atividades para a sala de aula. Por meio de jogos e outros recursos, é possível incorporar assuntos relevantes na vida das crianças.

Além disso, a ferramenta tem a missão de estimular o hábito da leitura, de expandir o vocabulário e de garantir uma formação cidadã. Dentro do contexto de novas necessidades quanto à forma de ensino, o recurso é cada vez mais utilizado em escolas de todo o Brasil.

3. Hand Talk

Os projetos inovadores também têm um foco social que é progressivamente relevante — e um dos melhores exemplos é o HandTalk. Desenvolvido por Ronaldo Tenório, o aplicativo conta com Hugo, um intérprete visual. A proposta é simples: fazer a tradução da linguagem de sinais.

O usuário pode digitar ou falar algo no smartphone e o intérprete traduzirá na linguagem de sinais. Principalmente, é uma maneira de facilitar a comunicação entre quem não fala perfeitamente a linguagem e deficientes auditivos.

Acima de tudo, é um projeto voltado para a inovação e integração das pessoas, com a eliminação das barreiras com a ajuda da tecnologia.

4. Urban 3D

A impressão 3D é uma das grandes inovações mundiais e que tem transformado os setores. Um projeto ambicioso e inédito é o Urban 3D, que foi criado em 2015, antes mesmo da popularização dessas impressoras.

Fundada por Anielle Guedes, a empresa deseja “imprimir” moradias populares para pessoas de todo o Brasil. Com menos custos e mais sustentabilidade, é possível resolver o déficit habitacional e proteger o planeta no processo.

Com a ajuda de robôs e muita automação de processos, o projeto prevê a impressão de elementos estruturais e até componentes de acabamento. Com a oportunidade de usar materiais variados, os custos são menores que na indústria tradicional.

Os projetos inovadores brasileiros aparecem em diversas áreas e com soluções variadas. Em comum, apresentam a capacidade de atender a demandas muito presentes em nossa sociedade de uma maneira única. Então, vale a pena acompanhar as novidades nesse sentido!

Conhece alguém que vai gostar dessas alternativas? Compartilhe o post nas suas redes sociais e marque os contatos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *